Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O uso de produtos transgênicos


Seres transgênicos são aqueles que tiveram sua constituição genética modificada ao receber genes de alguma outra espécie. O objetivo desse processo é agregar a plantas características que elas não possuem em estado natural, fazendo-as mais resistentes quanto a diversos tipos de praga. Foi por volta da década de 80 que as plantas transgênicas passaram a ser comercializadas com o objetivo de fazer produtos de melhor qualidade sem o uso exacerbado de agrotóxicos.
Os principais produtos transgênicos que se desenvolveram ao longo desses anos são o milho, algodão, soja, mandioca, arroz, tomate, etc. A variedade transgênica que nos foi apresentada durante a visita a empresa foi o milho-bt que ao receber um gene da bactéria Bacillus  thuringiensis produz uma toxina nas folhas que impede lagartas de se alimentarem das plantas. Esse processo é bastante eficaz e torna o uso de inseticidas desnecessário.

8 comentários:

  1. Este é um assunto muito discutido atualmente pois nao há uma contra indicação sobre tais alimentos porem , não se sabe se estes fazem bem ou não.
    João Soares.

    ResponderExcluir
  2. Sobre este topico,ainda se tem uma grande discurssao pois, de acordo com sites que pesquisei pela internet,encontrei que os produtos transgenicos utilizados , na verdade podem ser de alto risco para as plantas.Afirma-se a isto, um trecho do site abaixo:

    "A introdução de transgênicos na natureza expõe nossa biodiversidade a sérios riscos, como a perda ou alteração do patrimônio genético de nossas plantas e sementes e o aumento dramático no uso de agrotóxicos.Além disso, ela torna a agricultura e os agricultores reféns de poucas empresas que detêm a tecnologia, e põe em risco a saúde de agricultores e consumidores.

    http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/


    Isabella Maria -1ano 1 - Manha

    ResponderExcluir
  3. Entretanto, contudo, todavia, há quem diga que os produtos transgénicos podem ter um valor nutricional aumentado e que até poderiam resolver os problemas alimentares dos países menos desenvolvidos( assim como neste topico, que mostra o lado positivo ou opiniao discurssiva a favor desses produtos transgenicos).

    Para além disso, experiências demonstram que a toxina BT do milho polui os solos durante varios anos,e que as plantas geneticamente modificadas ,matam os insectos que se alimentam destas e consequentemente,matam as joaninhas tambem,cujas depois se alimentam dos insectos. Assim,tem-se que os ecossistemas tornam-se desestabilizados


    Isabella Maria - 1ano 1 - Manha

    ResponderExcluir
  4. é importante pelo fato de agregar as plantas caraceteristicas que elas não possuem ,mas,tambem o lado negativo é que tras risco a saude humana ,como por exemplo, Na maioria das plantas transgênicas de primeira geração contém genes de resistência a antibióticos,e podem prejudicar reaparecendo o surgimentos de algumas doenças.
    fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732003000100011
    Luna Gomes-1 ano2

    ResponderExcluir
  5. ótimos conteúdos, mas esta faltando recursos no blog como:
    -imagens;
    -videos;
    -etc.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, vocês poderiam ter citado o protocolo de cartagena que a professora passou de para casa para a aula e é super relacionado com esse assunto de produtos transgênicos.Mas achei o texto interessante e bem resumido.

    ResponderExcluir
  7. Uma noticia interessante que aconteceu recentemente trata de um dos maiores investimentos feitos a título individual deste tipo no Reino Unido. A quantia será destinada para estudos e plantação de trigo, aveia e arroz transgênicos.

    O trabalho encomendado a um grupo de pesquisadores do Centro John Innes, de Norwich (Inglaterra), visa ajudar agricultores africanos que não podem comprar adubos químicos – produtos que, por outro lado, são responsáveis pela emissão de grandes quantidades de gás de efeito estufa, prejudiciais ao meio ambiente.

    O projeto é realizado em um momento no qual os cientistas tentam pôr fim aos temores sobre o consumo de alimentos geneticamente modificados. Segundo Giles Oldroyd, do centro de pesquisas John Innes, o projeto é vital para produtores rurais africanos e, se for bem-sucedido, terá um grande impacto na agricultura em nível global.

    http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=cientistas_recebem_us_10_milhoes_de_bill_gates_para_transgenicos&id=77805


    Rebecca Maltri

    ResponderExcluir
  8. Como a Stefany Albuquerque, poderiam ter falado sobre o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança é um tratado sobre biossegurança assinado durante a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) em Cartagena, Colômbia. Aprovado em 29 de janeiro de 2000 e em vigor desde setembro de 2003, o texto disciplina questões envolvendo o estudo, a manipulação e o transporte de organismos geneticamente modificados (OGM) entre os países membros do acordo.

    Rebecca Maltri

    ResponderExcluir